Fazendas Históricas
Cada passo que damos, somos transportados para lugares únicos!
Vassouras
Na região fluminense, existem 220 fazendas remanescentes do período do café! Para nosso deleite, algumas estão abertas a visitação permitindo um mergulho na história do Brasil Colonial e Imperial.
Graças à iniciativa privada, essas propriedades foram restauradas e preservadas. Hoje funcionam como residência e, por concessão especial de seus proprietários, guardiões de uma história, abrem suas portas para mostrar aos visitantes como se vivia por aqui no Século XIX!
É uma viagem no tempo e sem dúvida uma generosa contribuição à nossa cultura!
Fazenda do Secretário
A Fazenda do Secretário é o melhor exemplo de solar rural cafeeiro em estilo neoclássico existente no Brasil. Localizada no Município de Vassouras, RJ, a propriedade chegou a possuir 500 mil pés de café e uma força de trabalho de 366 escravizados.
Fazenda Santa Eufrásia
Em Vassouras, a Fazenda Santa Eufrásia é a única fazenda particular tombada pelo IPHAN no Vale do Café, é uma das construções históricas mais importantes da área. Seu acervo é composto por mobiliário e utensílios do século XIX autênticos.
Fazenda Cachoeira Grande
Casarão construído em estilo colonial, possui 7 salões principais sendo um deles, a antiga cozinha da casa com 144 m² . Foi construído em formato de “T” pelo seu fundador, Barão de Vassouras e depois totalmente reformado.
Fazenda São Luiz da Boa Sorte
A Fazenda São Luiz da Boa Sorte, uma preciosidade na cidade de Vassouras, cidade epicentro do Vale do Café, é fruto da união de duas importantes fazendas, a São Luiz e a Boa Sorte.
Fazenda das Palmas
Uma das pioneiras da cultura do café no Vale do Paraíba, a fazenda das Palmas surgiu entre o final do século XVIII e início do séc. XIX. O proprietário era um rico senhor de engenho, de plantação de cana-de-açucar e de uma olaria.
Fazenda São Roque
A fundação da Fazenda data 31 de Outubro de 1803, ainda no contexto do Brasil colonial. Foi fundada pelo Tenente António da Costa Franco.